Nutrição de éguas gestantes
Nutrição de éguas gestantes
22 de setembro de 2022
Outubro rosa pet blog
Outubro rosa pet
19 de outubro de 2022
Exibir tudo
Cão obeso

Cão obeso

Conheça os principais riscos para o animal obeso e o que fazer para reverter este quadro!

A obesidade é um problema crescente entre a população humana e, infelizmente, o mesmo vale para os cães. Estudos descobriram que pelo menos 20% dos cães são categorizados como obesos, com implicações significativas e duradouras na saúde. 

Um cão é classificado como obeso quando atinge entre 15% e 20% acima de seu peso ideal, ou quando é impossível sentir suas costelas através de pele, pelo e tecido corporal. Sua raça, composição genética, idade, sexo, estilo de vida, dieta e se foram castrados ou não, vão contribuir para a probabilidade do cão se tornar obeso.

Quando o cão está com sobrepeso ou obeso, ele corre maior risco de uma série de condições graves e de mudança de vida:

  • Expectativa de vida reduzida;
  • Problemas respiratórios e cardiovasculares;
  • Diabetes;
  • Redução da imunidade;
  • Doenças osteoarticulares;
  • Doença cardiovascular;
  • Cálculos urinários de oxalato de cálcio.

Cães obesos também são propensos a letargia, falta de motivação e energia e exibem fracos níveis de esforço quando se trata de exercício, brincadeira ou atividade.

Quando um cão se torna obeso, seu corpo começa a armazenar alimentos e nutrientes em forma de gordura, porque está gastando menos energia brincando ou se movimentando do que a energia que está ingerindo na dieta. Essa gordura começa a se infiltrar em órgãos (como o fígado), que começam a funcionar com menor eficácia. A gordura também começa a “revestir” os órgãos, colocando maior pressão sobre eles e reduzindo sua capacidade de funcionamento. 

Como o cão está carregando mais peso, a movimentação fica cada vez mais difícil e as articulações começam a sofrer, porque não suportam o excesso de peso. Isso pode resultar em um ciclo vicioso, em que um cão não quer se exercitar porque é desconfortável, mas continua a ingerir a mesma dieta e, portanto, ganha peso, diminuindo seu desejo de se movimentar.

Para ajudar o cão, o primeiro passo é levá-lo ao médico veterinário, pois ele será capaz de identificar o sobrepeso e indicar quais ações deverão ser tomadas para ajudar na perda de peso. É importante que o tutor se comprometa a ajudar o cão a perder peso – o que significa manter um cronograma de alimentação rigoroso, evitando dar petiscos e restos de comida ao cão, e mantendo um olhar atento ao peso. 

A linha Satiety, da Royal Canin, é composta por nutrientes que auxiliam a saúde do pet, possui baixa densidade energética e é indicada para a nutrição de pets obesos durante o período de perda de peso.

Ela oferece maior sensação de saciedade, pois a combinação exclusiva de fibras colabora para retardar o esvaziamento gástrico e possui ainda uma formulação que auxilia a manter a boa saúde dental em cães de pequeno porte e croquete adaptado para proporcionar maior volume de alimento por refeição. 

A linha Satiety tem esse nome devido ao seu principal resultado que é dar mais saciedade durante o processo de perda de peso. Isso significa que, além de ser formulada para auxiliar no controle de peso, ela ainda colabora para a menor sensação de fome ao longo do dia.

Ficou curioso e gostaria de mais detalhes sobre a linha Satiety? Entre em contato com a nossa equipe técnica pelo whatsapp: (34) 99884-3040

Até logo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *