Mitos e verdades sobre a leptospirose

cuidados com o pet na chuva
Cuidados com o pet na chuva
6 de dezembro de 2023
vacina para gatos
Por que a vacina é tão importante para os gatos?
23 de abril de 2024
Exibir tudo
Mitos e verdades leptospirose

Mitos e verdades leptospirose

Em quantos mitos desta lista você ainda acredita?

Neste período de chuvas, além de estragos e alagamentos, também existe um perigo que pode se manifestar de maneira silenciosa: a leptospirose. Por isso, é importante esclarecer algumas informações para que possamos distinguir alguns mitos e verdades sobre a leptospirose.

tempo de leitura: 4 minutos

A leptospirose se trata de uma zoonose, ou seja, pode infectar humanos. É uma doença causada por uma bactéria que ataca órgãos importantes e pode levar à morte. Confira a seguir alguns mitos e verdades importantes sobre esta doença!

“A leptospirose não tem cura”

Mito. Caso seja diagnosticado com leptospirose, é comum que o animal precise ficar internado. Embora a doença seja grave podendo levar o animal ao óbito, a leptospirose canina tem cura.

“O pet pode transmitir leptospirose para o tutor”

Verdade. A leptospirose é uma doença causada por uma bactéria que pode ser encontrada na urina do animal, não apenas dos ratos, mas também de cães e gatos. A contaminação pode ocorrer caso haja contato com a urina contaminada.

“Não existe vacina para leptospirose em cães”

Mito. Embora seja uma doença perigosa, a leptospirose é bem fácil de evitar. A melhor forma de prevenir é por meio da vacinação, que deve ser reforçada periodicamente.

A Vanguard Plus (V10) da Zoetis garante a proteção do cão contra 4 cepas diferentes de leptospirose, além de também proteger o animal de doenças muito comuns e contagiosas como a Parvovirose e a Cinomose.

Outras formas de prevenção que podem ser adotadas incluem a remoção periódica dos lixos e limpezas regulares de terrenos e telhados. Esta medida de higiene afasta os roedores, principais transmissores da doença.

“Mesmo sem apresentar sintomas, o cão pode transmitir leptospirose”

Verdade. Ainda que não tenha sintomas, o animal será um hospedeiro da bactéria e poderá transmiti-la a outros animais, incluindo o ser humano.

Portanto, caso tenha qualquer tipo de suspeita, busque imediatamente a ajuda veterinária para garantir uma boa saúde para o pet e também para os moradores da casa.

Obrigado por ter chegado até aqui. Compartilhe este conteúdo com quem você acha que precisa saber dessas informações. Até logo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *