o que voce sabe sobre a raiva
O que você sabe sobre a raiva?
28 de setembro de 2023
Mitos e verdades leptospirose
Mitos e verdades sobre a leptospirose
14 de fevereiro de 2024
Exibir tudo
cuidados com o pet na chuva

cuidados com o pet na chuva

Com a chegada do verão e das chuvas intensas, saiba como evitar doenças e outros problemas de saúde no seu pet

Caso você precise sair de casa com seu cachorro, mesmo em dias de chuva – ou, ainda, se você é pego desprevenido pela chuva no meio de um passeio -, é preciso estar atento para proteger o seu cão. Além do risco de cão e tutor contraírem leptospirose, a exposição a micro-organismos e bactérias pode causar doenças de pele. Por isso, confira a seguir alguns cuidados com o pet na chuva.

Tempo de leitura: 4 minutos

1. Não deixe o cão beber águas empoçadas na rua

É importante prestar atenção nas poças que se formam na rua em dias de chuva. Leve água para saciar a sede do seu pet, pois as águas da rua expõem os animais a vários riscos como: parasitas, bactérias e até intoxicação.

2. Proteja o cão das chuvas

Dependendo da rotina do tutor e do cão, os passeios são fundamentais, especialmente para os pets que fazem suas necessidades fora de casa. Caso você seja esse tipo de tutor, invista em um guarda-chuva específico para o animal.

Ainda que o guarda-chuva proteja o corpo do animal, suas patas continuam expostas. Por isso, é recomendado higienizar essas regiões assim que voltar para casa. Caso o cão se molhe completamente, seque-o assim que possível.

3. Cuidado com a leptospirose

Fortes chuvas podem provocar alagamentos em alguns pontos da cidade. Nessas situações, o cão não deve ter contato com a água, uma vez que ela pode estar contaminada e transmitir leptospirose.

Para reforçar a proteção do cachorro, é fundamental que o tutor mantenha as vacinas do cão em dia! A Vanguard Plus da Zoetis oferece proteção, dentre outras doenças, a 4 tipos de leptospirose que podem acometer o cachorro.

4. Cuidado com a pele e pelagem do cão

Em período de chuvas intensas e com alta umidade do ar, a pele do cão fica mais sensível e, portanto, mais suscetível a dermatites. Para ajudar a evitar que o cachorro desenvolva problemas de pele, uma sugestão é manter o pelo do animal aparado.

É importante pontuar também que algumas raças são mais suscetíveis e estes problemas de pele do que outras. Um exemplo disso são as raças de cães que têm dobras na pele, como os Shar-pei, Basset Hound, Dachshund, Bulldog Francês, entre outros.

Obrigado por ter chegado até aqui. Compartilhe este conteúdo com quem você acha que precisa saber dessas informações. Até logo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *