Neste mês de outubro reforçamos a conscientização da prevenção do câncer de mama em mulheres. No entanto, este também é um assunto que diz respeito aos nossos pets, devido à alta prevalência de casos de câncer de mama e outras doenças reprodutivas que acometem cadelas e gatas.
O câncer de mama em cadelas e gatas é uma doença chamada de neoplasia, na qual ocorre o crescimento irregular das células do tecido. A incidência do câncer de mama em cadelas e gatas varia entre 25% e 50% de todos os tumores diagnosticados.
A maior incidência da doença é em fêmeas, contudo, entre 1% e 3% dos casos são diagnosticados também em machos. Os tumores de mama têm a tendência de aparecer em cadelas adultas, entre 4 e 12 anos de idade. Já as gatas, podem desenvolver a partir de um ano de vida.
Embora não haja uma razão específica para o surgimento dos tumores, a alta incidência pode estar relacionada com o uso de injeções anticoncepcionais, que consistem em fármacos sintéticos de hormônios semelhantes aos produzidos pelo organismo do animal e que são capazes de inibir o período reprodutivo do pet.
Devido a utilização exacerbada e por períodos prolongados dessas injeções, cadelas e gatas podem desenvolver reações negativas exacerbadas. Além disso, danos colaterais também podem ocorrer após a administração de uma única dose da medicação em determinados pacientes.
Alguns dos efeitos colaterais listados são hiperplasia e tumores mamários; distúrbios uterinos – como hiperplasia endometrial cística, mucometra e piometra (infecção uterina) –; vulvovaginites; poliúria (produção excessiva de urina) e incontinência urinária; alterações hepáticas e renais; indução de diabetes mellitus ou resistência insulínica; variações comportamentais, letargia ou agressividade; aumento do apetite, ganho de peso; reação no local da aplicação, doenças endócrinas, entre outros.
Por isso, uma recomendação de tratamento e prevenção do câncer de mama e crias indesejáveis é a castração! O procedimento é seguro e pode ser feito com menos de um ano de vida dos animais.
A castração possui muitos benefícios para a saúde da cadela e da gata e é considerado um procedimento relativamente simples. A cirurgia também pode alterar o comportamento sexual de cães e gatos, fazendo-os adotar hábitos mais caseiros.
Com isso, é possível que os pets evitem os perigos urbanos e, consequentemente, aumentem suas expectativas de vida. Outra vantagem é que o animal castrado ajuda no controle populacional de cães e gatos em situação de rua, minimizando o abandono animal e o perigo de transmissão de zoonoses.
Após a castração, há uma certa tendência ao ganho de peso, por redução do metabolismo do pet. Por isso, é importante que haja a devida prevenção e acompanhamento por parte dos tutores junto ao seu médico veterinário de confiança. Atualmente, existem vários protocolos de manejo e dietas adequadas e já balanceadas de acordo com as necessidades de animais castrados, mantendo a qualidade de vida pós castração.
Outra forma de prevenção muito importante é a realização de exames de check-up. Com os exames de raio-x, ultrassom e tomografia é possível fazer uma avaliação completa e pesquisa de metástase de formações com origem na cadeia mamária.
O papel do médico veterinário está na conscientização dos tutores em mostrar a importância e os benefícios da castração para a saúde do pet.
Gostaria de mais informações sobre castração ou produtos para a pós castração? Entre em contato com a nossa equipe técnica pelo whatsapp: (34) 99884-3040
Até logo!