Quais são os sintomas de um cachorro com Leishmaniose?

os cães enxergam no escuro
Os cães enxergam no escuro?
29 de junho de 2023
Os pets podem tomar medicação humana?
Os pets podem tomar medicação humana?
22 de setembro de 2023
Exibir tudo
cachorro com leishmaniose

cachorro com leishmaniose

Saiba o que é Leishmaniose, se ela tem cura e qual o tratamento indicado para os cães doentes

A Leishmaniose canina é uma infecção parasitária que pode ser transmitida para os seres humanos, ou seja, é uma zoonose. Esta doença também tem como característica ser relativamente silenciosa no início, o que dificulta um diagnóstico precoce. No entanto, ela tende a evoluir para quadros mais graves. Então, quais são os sintomas de um cachorro com Leishmaniose?

Tempo de leitura: 4 minutos

Sintomas

Dentre os vários sintomas, destacam-se alguns bem característicos:

  • Lesões na pele (especialmente no rosto e orelhas)
  • Unhas grandes e espessas
  • Emagrecimento e anemia
  • Perda de apetite
  • Lesões em órgãos internos e diarreia

A doença

A leishmaniose canina é uma doença causada por um protozoário do tipo Leishmania. Após se multiplicar no organismo, o agente etiológico ataca as células fagocitárias (macrófagos) e, se não tratada, a doença evolui para quadros mais graves uma vez que estruturas como o fígado e medula óssea também são atingidas.

Existem dois tipos de Leishmaniose: a Visceral e a Cutânea. No caso dos cães, o tipo Visceral é mais comum, pois o cachorro não é o hospedeiro ideal do tipo Cutâneo. 

Há alguns anos, os cães diagnosticados com Leishmaniose eram sacrificados. Mas, atualmente, existem formas de tratamento desta doença. 

Tratamento

Ainda não existe cura para esta doença, mas, desde meados de 2016, tem-se a possibilidade da realização de um tratamento à base de um novo medicamento regulamentado pelo Ministério da Saúde.

Ou seja, embora não haja cura, existem tratamentos para controlar a doença no animal, de modo que ele possa ter uma vida saudável e deixe de transmitir a doença. Este tratamento requer acompanhamento veterinário, com exames e avaliações periódicas, e, em alguns casos, o controle de zoonoses do município também pode exigir um cadastro do animal.

Além disso, também pode ser necessário um tratamento complementar para atenuar sintomas.  Um exemplo disso é o fígado, que pode ser afetado pela medicação do tratamento da Leishmaniose. 

Diagnóstico e Prevenção

O contágio da Leishmaniose por parte do cão se dá pela picada do mosquito-palha contaminado com o protozoário. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, esta doença não é transmitida pelo contato direto dos cachorros por meio de mordida, como acontece na Raiva, por exemplo. 

Ao contrário do Aedes Aegypti, que precisa de água parada para se reproduzir, o mosquito-palha utiliza matéria orgânica para depositar seus ovos. Por isso, uma das formas de prevenção desta doença é a manutenção de ambientes limpos, de modo que o mosquito não se reproduza próximo de você ou do seu pet. 

Outras formas de prevenção incluem:

A única forma de diagnóstico desta doença é por meio de exames de sangue de sorologia. Ou seja, em caso de qualquer suspeita ou dúvida, leve seu amiguinho imediatamente ao Médico Veterinário. 

Até logo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *