Como cuidar da higiene de um porquinho-da-índia
16 de julho de 2022
Cão idoso: alimentos e suplementos específicos que você precisa conhecer
1 de agosto de 2022
Exibir tudo

Confira alguns medicamentos e vacinas que não podem faltar no seu estoque!

Você sabe o quanto é importante prevenir doenças graves e zoonoses nos pets?

As zoonoses são classificadas como uma situação de saúde pública, pois são doenças infecciosas transmitidas de animais para seres humanos e vice-versa, e podem ser causadas por fungos, bactérias, vírus ou parasitas.  A palavra vem do grego zoon, que significa animal, e nosos, doença. 

Os animais de estimação estão suscetíveis a diversas doenças e podem ser hospedeiros definitivos ou intermediários desses agentes infecciosos. 

  • Transmissão

A transmissão das doenças pode acontecer de várias formas: através da mordida ou arranhão do pet doente, por meio da excreção de animais infectados, ingestão de água ou alimentos contaminados,  através da saliva de um animal contaminado ou por meio de picadas de insetos. 

Quem trabalha ou convive com animais frequentemente fica mais exposto e, portanto, mais suscetível a algumas doenças. Por isso, é importante se atentar aos hábitos de higiene pessoal e dos animais, além das principais maneiras de prevenção. 

  • Prevenção

Para as pessoas que trabalham diretamente com animais, a melhor forma de prevenção da doença é utilizando equipamentos de proteção durante os contatos com os animais, além disso é importante que os animais façam uma consulta regular com o veterinário.

Outra forma de prevenção é promover uma higienização do ambiente em que o animal vive, pois ajuda a evitar a proliferação de vírus e bactérias que podem transmitir doenças. É indicado para esses casos os desinfetantes de uso veterinário.

Confira algumas das zoonoses mais conhecidas:

  • Leishmaniose

Pode ser transmitida para o humano e para animais domésticos. Seu contágio se dá através da picada de um mosquito contaminado.

Para prevenir essa doença, o ideal é colocar coleiras antipulgas repelentes nos animais para evitar que o animal se contamine e, consequentemente, o ser humano também possa ser contaminado. 

  • Giardíase

Essa zoonose é causada pelo protozoário Giardia spp. O contágio da doença ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados pelos ovos desse protozoário.

A melhor forma de prevenção é por meio do uso de vermífugos, além da higienização constante no ambiente e no comedouro e bebedouro dos animais. 

  • Raiva

A melhor maneira de prevenir a raiva é manter o animal com as vacinas em dia. 

Para isso, sugerimos a vacina Defensor, da Zoetis, que serve tanto para cães, quanto para gatos. A raiva é uma doença muito grave e é considerada uma zoonose fatal. 

  • Vacinação

Para prevenção geral em cães, a Zoetis oferece uma ótima recomendação: a Vanguard Plus.  Essa vacina serve para a prevenção de doenças graves como a Cinomose, Parvovirose, Hepatite infecciosa canina, Parainfluenza,  Adenovirose respiratória, Coronavirose e as Lepstospiroreses: Leptospirose (sor. Canicola) (sor. Icterohaemorrhagiae), (sor. Grippotyphosa), (sor. Pomona). 

A Leptospirose também pode ser considerada uma zoonose e sua incidência tem aumentado na América Latina devido ao crescimento desordenado das cidades e aos desastres naturais, como enchentes. 

Prevenir doenças graves e zoonoses é um ato de amor que reflete também na sociedade como um todo. Sempre procure orientar os tutores sobre a renovação do protocolo de vacina de seus pets!

Tem alguma dúvida que não foi sanada? Entre em contato com a equipe Tripet!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *