Como fazer a limpeza ocular do seu pet
Como fazer a limpeza ocular do seu pet?
13 de junho de 2023
cachorro com leishmaniose
Quais são os sintomas de um cachorro com Leishmaniose?
31 de julho de 2023
Exibir tudo
os cães enxergam no escuro

os cães enxergam no escuro

Caso você já tenha se perguntado se os cães enxergam no escuro ou se enxergam em preto e branco, conheça algumas curiosidades sobre a visão do cachorro! 

Muitos mitos e verdades circulam no imaginário popular acerca dos animais de estimação, por isso, estamos aqui para esclarecer algumas informações. Afinal, os cães enxergam no escuro?

tempo de leitura: 4 minutos

Os cães enxergam no escuro?

A resposta é sim! Bem, os cães não enxergam no completo escuro, mas em ambientes pouco iluminados, como uma penumbra, eles vão conseguir enxergar bem. Isso se deve ao fato de que o cão, descendente dos lobos, possui mais bastonetes do que nós humanos. 

Os bastonetes são células que ajudam o olho a captar luminosidade, por isso, é comum encontrar essas células em abundância nos animais caçadores com hábitos noturnos, como os lobos e seus descendentes: os cães. 

Os cães enxergam em preto e branco?

Embora os cães tenham mais bastonetes do que o ser humano, nós humanos temos mais ‘cones’ do que os cães. 

Os cones são estruturas que ajudam a reconhecer as cores. O olho humano possui três receptores de cores, o que significa que podemos distinguir as três cores primárias e todas as suas combinações. 

Já os cães têm um receptor a menos, o que faz com que eles não consigam enxergar algumas tonalidades de cores. Quando a cor não é identificada, o cérebro deste animal substitui as variações não reconhecidas por tons mais acinzentados. 

Ou seja, o cão enxerga em cores, mas com algumas limitações e de uma forma um pouco mais ‘cinzenta’. 

Cachorro é ‘míope’?

Outro fato curioso sobre a visão dos cães é que eles podem ser considerados ‘míopes’. Isso porque este animal enxerga bem apenas em uma distância curta, quando comparado aos seres humanos. 

O cão possui certas limitações para enxergar em distâncias maiores, mas isso não quer dizer que este animal precisa de óculos para enxergar melhor, pois esta característica é natural para eles. Além disso, os cães compensam essa limitação com outros sentidos mais aguçados, como a audição e o olfato. 

Cuidados e sintomas

É natural que a visão dos cães comece a piorar com o passar dos anos. No entanto, é importante ficar de olho, especialmente aos sintomas precoces de doenças nos olhos, para evitar que este pet tenha problemas mais sérios. 

Os principais sintomas de uma doença nos olhos dos cães são:

  • Secreção intensa;
  • Dificuldade de desviar de objetos;
  • Mudança da coloração ocular;
  • Córnea esbranquiçada.

Caso você identifique sintomas como estes, é importante levar o cão o quanto antes em um médico veterinário especialista para uma consulta e mais informações.

Até logo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *