Apostar em marketing nas redes sociais é um dos melhores investimentos que um pet shop pode fazer na busca por atrair e fidelizar seus clientes.
Mas, para conquistar sucesso nas postagens e alcançar um público qualificado, que vai interagir e comprar em sua empresa, é essencial desenvolver um bom trabalho nesses canais. Para ajudar você,
preparamos uma lista com dicas que vão fazer o seu pet shop conquistar uma legião de fãs nas redes sociais e que virarão verdadeiros embaixadores da sua marca. Confira!
De acordo com a pesquisa divulgada pelo portal de notícias G1, o segmento pet é um dos que mais cresceu nos últimos anos no Brasil. Isso pode ser compreendido por uma série de fatores, como a formação mais tardia das famílias e o maior interesse em animais de estimação. Por isso, esse mercado se expandiu de maneira exponencial.
Por um lado, isso é ótimo, principalmente se você é dono de um pet shop. No entanto, isso também significa que houve um aumento significativo de concorrentes para a sua loja. Para driblar esse empecilho, é essencial se destacar diante do público, e uma maneira eficiente de fazer isso, com custos acessíveis e com abrangência nacional, é investindo em marketing nas redes sociais.
Elas são verdadeiras vitrines virtuais para sua loja, permitindo desde a promoção de conteúdos de valor, que tenham relevância para os clientes, até a venda direta de itens do nicho de pet shop.
Então, se você quer se diferenciar dos concorrentes, vale a pena apostar em estratégias de marketing para redes como Facebook, Instagram e até TikTok.
Apesar de ser um espaço muito abrangente, onde você pode ousar com muita criatividade, algumas estratégias de marketing nas redes sociais são sempre efetivas. Por isso, a seguir, nós compartilhamos com você dicas de práticas que ajudam seu negócio a ser um sucesso nas mídias sociais.
Cada público se identifica com uma rede social em específico e isso influencia o seu comportamento e o tempo dedicado a cada uma delas. Por isso, é essencial que você invista em uma análise de perfil do seu público-alvo, para poder verificar qual das redes é mais utilizada por ele.
A partir dessa definição, você poderá criar conteúdos melhor orientados, que conseguirão atingir o seu objetivo com mais facilidade. Quer um exemplo de como isso funciona na prática? Se o seu público utiliza mais o Instagram, é melhor investir em conteúdos com apelo visual. Se ele é fã de TikTok, prepare-se para produzir vídeos.
Alimentar a rede social de uma empresa é uma ação que exige periodicidade. Por isso, vale a pena investir em um planejamento de conteúdo, para que você possa produzir de forma organizada e garantir a cadência das publicações.
Avalie datas comemorativas, organize promoções, promova mais engajamento. Assim, você terá mais chances de aumentar as interações em suas mídias.
Diretamente ligado ao tópico anterior, postar com frequência não significa colocar qualquer coisa em seu feed. É essencial que você ofereça algo que tenha relevância para o seu público, um conteúdo que faça seu cliente sentir que obteve um benefício por seguir a conta do seu pet shop.
Sendo assim, dedique tempo à pesquisa e ao desenvolvimento de textos, imagens e vídeos que realmente entreguem algum valor para quem acompanha as redes sociais do seu negócio.
Um dos grandes objetivos e benefícios de investir em marketing nas redes sociais é estreitar o relacionamento com o público da sua empresa. Por isso, quando ele entrar em contato com você, não deixe de respondê-lo! Afinal, em seu pet shop você não deixa de atender aos seus clientes e bater um papo quando eles estão na loja, não é mesmo?
Então, não se esqueça de separar um momento ou, até mesmo, treinar uma equipe que será especializada justamente nesse atendimento online.
E, principalmente, saiba se posicionar diante de uma crítica. É essencial que elas sejam respondidas com educação e esmero, buscando a solução do problema. Isso é uma estratégia muito eficiente na atração e na fidelização de clientes, pode acreditar. Outros consumidores verão como você resolve situações complexas e conseguirão tirar suas conclusões sobre a eficiência da sua empresa.
Outra dica que ajuda a bombar um pet shop nas redes sociais é ter um influencer digital como parceiro do negócio.
O influencer pode ser um veterinário, uma celebridade que adore animais ou, até, um bichinho. Essa figura, que deve ter muitos seguidores, afeta diretamente a decisão de compra de quem a segue nas mídias sociais e vai trazer muita visibilidade para a sua empresa.
E uma boa notícia para você que pode hesitar sobre essa opção pensando nos custos, é que muitos desses influencers realizam permutas, o que pode se tornar muito vantajoso financeiramente. Fica a dica!
Por fim, nossa última sugestão se relaciona com o ápice do marketing nas redes sociais: o impulsionamento de publicações.
Basicamente, quando você impulsiona um post, está “pagando” para que ele seja mostrado para uma quantidade maior de pessoas. Isso, consequentemente, pode aumentar o seu número de seguidores e, também, melhorar as suas vendas online.
Mas, pense nos impulsionamentos como investimentos. Logo, eles devem ser assertivos. Analise quais são os mais vantajosos e que poderão trazer melhor retorno.
Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo sobre marketing nas redes sociais para pet shop. Quer descobrir outros insights que ajudam na divulgação e nas vendas do seu negócio? Acompanhe as publicações aqui, no blog Tripet.