Muitos empreendedores viram no mercado pet a oportunidade de investir, pois trata-se de um ramo que cresceu muito no Brasil. Entretanto, para se destacar da concorrência, qualquer empreendimento precisa ter estratégias bem delimitadas e acompanhar as tendências do segmento.
Diante de um setor que cresce a passos largos, mas que já possui ampla concorrência, como obter sucesso? Descubra como se sobressair no mercado pet e tornar-se referência!
Mais do que uma área para os apaixonados por animais, o mercado pet é uma ótima opção de negócio por seu exponencial crescimento nos últimos anos e que foi pouco afetado pela crise financeira. Além disso, uma das principais particularidades do mercado pet é a ampla variedade de competitividade em relação a setores, já que ele abrange diversos tipos de serviços, como saúde, estética, produtos, hospedagem, terapias, entre outros.
De acordo com dados do IBGE, o Brasil é o terceiro maior país em população total de animais de estimação, que corresponde a 139,3 milhões de pets. Esse número mostra o potencial do setor na economia brasileira e é algo que se comprova já que 0,36% do PIB brasileiro é representado pelo mercado pet.
Para se ter uma ideia do crescimento do setor, em 2006 a indústria de produtos para animais faturou R$3,3 bilhões; em 2018 esse valor já havia saltado para R$20,3 bilhões.
Com tantas oportunidades dentro do mercado pet, como conseguir uma fatia e desfrutar do sucesso? Confira estratégias que vão te levar a ele:
Para dar o primeiro passo rumo ao sucesso no mercado pet, você precisa conhecer muito bem o seu público-alvo, ou seja, para quem você está oferecendo seus serviços ou produtos. Nessa avaliação, considere não apenas os tutores, mas também os pets, pois serão eles que vão usufruir do que está sendo ofertado.
O mercado pet possui diversos setores tradicionais e que são bem requisitados, mas uma maneira de se destacar é oferecê-los com inovação, mostrando que o seu negócio está atento às tendências de consumo. Um exemplo é o clássico serviço de banho e tosa que hoje é oferecido de forma móvel e a oferta de profissionais para cuidados específicos, como pet sitters que cuidam dos animais enquanto seus donos viajam.
Clínicas veterinárias podem ter mais sucesso no mercado pet ao apostar em terapias alternativas (que têm ganhado cada vez mais espaço e procura pelos tutores), como o serviço de reiki animal. Essa terapia alternativa tem o objetivo de melhorar o comportamento, o sistema imunológico e reduzir o estresse e a dor.
Tomar decisões levando em consideração o fortalecimento da sua marca pode ser um grande diferencial para alavancar os negócios. Com a estratégia de branding será possível melhorar a imagem corporativa, aumentar a competitividade e o engajamento com o público.
Para construir um relacionamento sólido com o público é primordial manter diálogo constante e fazer a marca ser lembrada. Para isso, invista no marketing digital com ações nas redes sociais, mensagens via e-mail marketing e materiais ricos com o marketing de conteúdo.
Para se destacar no mercado pet é preciso considerar o ambiente digital e se fazer presente lá. As clínicas veterinárias podem investir, por exemplo, no atendimento online, enquanto pet shops têm a oportunidade de se conectar ainda mais com o público com uma loja virtual.
O mercado pet também tem aproveitado o grande poder dos influenciadores digitais para aumentar a audiência com baixo investimento. O pet influencer vai contribuir para a conquista de um público fiel que vai passar a ter uma relação mais próxima com a sua marca.
Com esse potencial do mercado pet, donos e gestores de negócios no segmento precisam estar ligados nas melhores práticas para aproveitar o movimento de ascensão. E para fortalecer as suas estratégias, conte com quem entende do assunto: acesse o site da TriPet e veja como podemos ajudar a sua empresa.