Se conquistar novos clientes é fundamental para qualquer negócio, criar estratégias e entender como fidelizar esses clientes também é essencial para as empresas. Afinal, manter um bom relacionamento e a satisfação do consumidor deixa na memória dele o serviço prestado e, assim, novas oportunidades de negócio têm mais probabilidade de acontecerem.
Pet shops e clínicas veterinárias seguem a mesma lógica — precisam criar novas oportunidades e, ainda, reativar clientes que já conhecem o serviço. E para isso não existe milagre: algumas ações precisam ser feitas para que o seu negócio continue crescendo.
Para te ajudar nesse planejamento, selecionamos nove dicas de como fidelizar clientes de maneira estratégica e eficaz!
O serviço bem prestado é um fator primordial dentro das ações de como fidelizar clientes, e no setor pet não é diferente. Um tratamento adequado e de qualidade aos animais atendidos pelo seu negócio vai criar um ambiente agradável e atencioso que logo será percebido pelos tutores dos pets.
Um bom atendimento é fundamental em qualquer negócio, mas isso não se refere apenas a um relacionamento educado. Para fidelizar clientes, você precisa se destacar da concorrência e oferecer mais, como criar um espaço colaborativo, com funcionários que sempre estão dispostos a ajudar e escutar, seja para tirar dúvidas ou ouvir feedbacks.
Como fidelizar clientes se você não conhece seu público-alvo? Para que a fidelização aconteça, você precisa conhecer o seu público-alvo para definir quem são os seus clientes potenciais e, assim, criar ações mais estratégicas e assertivas. Uma boa dica é fazer um estudo ou pesquisa para traçar esse perfil e entender o que ele mais valoriza.
Com um estudo de público-alvo você também vai descobrir onde os seus clientes estão e, assim, poderá ver quais são os canais de comunicação importantes para eles. Quando tiver esse resultado, ative esses canais e seja atuante para mostrar os valores da empresa e os serviços prestados. Sempre ofereça diversidade para que os clientes tenham mais de uma opção para falar com seu negócio, como perfis nas redes sociais, e-mail, telefone, entre outros.
Um negócio de sucesso precisa de colaboradores qualificados, por isso, investir na capacitação dos funcionários pode ser um grande diferencial competitivo em como fidelizar clientes. Com um time de sucesso, os consumidores terão atendimento e serviço de qualidade que aumentará o retorno deles.
Para se destacar das demais empresas do mesmo setor é preciso que o seu negócio tenha algo diferente. Ou seja, crie ações e serviços para surpreender seus clientes, como um possível sistema de delivery, uma área de recreação supervisionada ou serviço de fisioterapia.
Nada mais direcionado para fidelizar clientes do que um programa de fidelidade. Esse tipo de programa estimula os clientes a consumirem mais serviços e produtos para ganhar algum benefício no futuro. Existem diversas opções de programas de fidelidade, como ganhar um serviço grátis após 10 serviços contratados, e você pode escolher aquele que melhor se adeque ao seu modelo de negócio.
Uma das formas de entender o quanto os serviços que você oferece tem um bom desempenho e estão deixando os clientes felizes é fazendo uma pesquisa de satisfação. Ela permite que você descubra o que os clientes pensam sobre o atendimento, produtos e serviços prestados. Use esses resultados para manter ou mudar ações.
É muito comum a perda de clientes por empresas que prometem algo e não cumprem, como um prazo acordado ou serviço oferecido de uma forma e feito de outra. Tenha atenção aos detalhes e nunca descumpra um compromisso que tenha firmado com o consumidor.
Viu como fidelizar clientes pode ser mais simples do que você pensava? Com as estratégias certas, pet shops e clínicas veterinárias podem crescer mais! E para manter a qualidade dos serviços prestados, conte com a Tripet, uma das maiores distribuidoras especializada em produtos no segmento pet.