Os pré e probióticos vão aumentar a sua lucratividade na pecuária leiteira

Como fazer uma campanha de anúncios online
29 de junho de 2022
Como cuidar da higiene de um porquinho-da-índia
16 de julho de 2022

Com a modernização da pecuária, você pode incorporar leveduras vivas na dieta dos bovinos para aumentar a produção de leite e diminuir a contagem de células somáticas!

A pecuária moderna depende de diversas ferramentas para otimizar os sistemas de produção, visando alcançar o melhor desempenho e maior eficiência dentro dos limites dos recursos disponíveis.

A escolha da base genética, dos sistemas de alimentação, do manejo sanitário e do marketing de produtos são elementos dessa otimização. Nesse sentido, o uso de fármacos veterinários tornou-se uma ferramenta indispensável para garantir a saúde dos animais e aumentar a sua eficiência alimentar.

As leveduras vivas estão sendo incorporadas às dietas de bovinos de leite, visando aumentar a produção de leite e diminuir a contagem de células somáticas.

Dentre outros benefícios, elas também melhoram a utilização dos alimentos e ajudam na manutenção da integridade do aparelho digestivo.

A utilização das leveduras vivas desempenha importante papel no equilíbrio digestivo dos ruminantes, com regulação dos processos de fermentação dos alimentos.

Diversos mecanismos de ação têm sido utilizados para explicar os efeitos positivos da utilização das leveduras vivas, aditivos classificados como probióticos (pro – a favor; biótico – vida), entre os quais se destacam os seguintes:

  • Estimulação de microorganismos consumidores de ácido lático, com efeito positivo na manutenção do pH ruminal em níveis seguros aos bovinos, fator esse importante nas dietas com altos níveis de amido (o ácido lático é o principal responsável pela acidose ruminal que leva à redução no consumo de alimento e problemas de laminites). 
  • Consumo de oxigênio no rúmen, com consequente incremento dos microorganismos ruminais, e, portanto, da produção de ácidos graxos voláteis. 
  • Em sistemas de criação intensiva de bovinos de leite, altos níveis de concentrado na dieta têm sido utilizados para promover maior produção de leite das vacas. Nessas condições, o uso das leveduras vivas visa ação reguladora da flora intestinal e manutenção do equilíbrio entre flora benéfica e microorganismos patogênicos do intestino.
  • Com maior otimização do ambiente ruminal promovido pelas leveduras, além do aumento do volume total de fibras digeridas no rúmen, prevê-se aumento na ingestão de matéria seca, maior produção de leite, maior ganho de peso, melhor conversão alimentar e menores problemas metabólicos, como demonstram vários trabalhos de pesquisa.

Outro benefício da inclusão das leveduras vivas nas dietas de bovinos está relacionado ao sistema de defesa do ruminante. Foi demonstrado que os animais tratados com o concentrado de leveduras vivas tiveram títulos de anticorpos significativamente mais altos para IgG total, IgG2 e para IgG1.

Isso significa que, durante desafio sanitário, os animais alimentados com concentrados de leveduras vivas têm menor possibilidade de adoecerem e, por possuírem melhores condições de saúde, podem se recuperar de maneira mais rápida no caso de ficarem doentes.

A suplementação com probióticos e prebióticos apresentam um grande potencial para aumentar a lucratividade da pecuária leiteira. A Vetnil dispõe do produto Organew, que reúne em sua formulação Vitaminas, Aminoácidos, FOS, MOS e Leveduras Vivas.

Esta perfeita combinação auxilia no desenvolvimento de uma microbiota intestinal saudável, proporcionando melhor digestibilidade dos alimentos e, consequentemente, aumento da eficiência alimentar.

Agora que você já conhece todos esses benefícios, está na hora de comprovar a eficácia da suplementação no seu negócio! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *