Os serviços voltados aos pets estão se tornando cada vez mais populares e um dos que mais chama a atenção dos tutores é o de pet sitter. Com a mesma premissa das conhecidas “baby sitters”, ele se destaca pelo cuidado constante e acompanhamento de pets que precisam de atenção especial, enquanto seus donos estão longe.
Por isso, diversas empresas estão se especializando na oferta desses acompanhantes, que cuidam desde a rotina dos pets, até a sua alimentação correta e saudável. Alguns pet shops também têm oferecido esses serviços de maneira integrada ou em parceria com os pet sitters profissionais. Mas, será que esse é um investimento que vale a pena? Respondemos a essa pergunta neste artigo. Confira!
O pet sitter é um serviço profissional de acompanhamento de pets. Diferentemente do que muita gente pensa, ele vai muito além de apenas fazer companhia e levar o peludo para passear. Hoje, os pet sitter são profissionais qualificados, que compreendem desde técnicas de psicologia pet até a administração de medicações prescritas por médicos veterinários.
Indo além, alguns deles ainda conseguem agregar o serviço de banho e tosa em domicílio, ideal para animais que se estressam ao sair de sua rotina.
Algumas das competências de um pet sitter são:
Com o aumento do interesse da população em dar mais qualidade de vida aos pets, os trabalhos como os de pet sitter se tornaram uma real oportunidade de ganhar dinheiro. Além do acompanhamento como pet walker, quanto mais especializada for a mão de obra, maior poderá ser o ganho agregado. Por exemplo, administrar técnicas de adestramento, massoterapia e relaxamento e, até mesmo, redução de peso do pet.
Um pet shop pode oferecer o serviço de pet sitter como uma funcionalidade agregada em seu portfólio. Para tanto, é essencial ter, em sua equipe, profissionais que sejam capacitados e tenham carinho pelos pets.
Ou, trabalhar com a divulgação de prestadores de serviços terceirizados, de modo a se tornar, apenas, um intermediador dessa mão de obra.
De toda forma, é muito importante que você, dono de pet shop ou clínica veterinária, conheça bem o profissional que irá indicar. Lembre-se sempre que estamos lidando com pequenos seres vivos, que fazem parte da família de seus tutores. Por isso, na hora de montar sua equipe, peça indicações e referências dos pet sitters, tal qual faria se o serviço fosse voltado aos cuidados de um bebê.
Isso irá garantir a credibilidade do seu trabalho e, também, a segurança dos bichinhos. Pode ter certeza que os tutores recorrerão ao seu conhecimento e à sua indicação no momento da contratação. Por isso, só associe profissionais competentes à sua empresa.
Caso decida oferecer o serviço como um plus do que você já tem em seu estabelecimento, vale a pena contar com pessoas interessadas e submetê-las a treinamentos especiais. Workshops, cursos e especializações são maneiras de melhorar os conhecimentos do seu funcionário e ter a certeza de que eles farão um bom trabalho sendo associados ao seu pet shop ou clínica veterinária.
Você também pode oferecer esse serviço de maneira pontual, como um freelancer. Nesse caso, sempre tenha uma agenda bem organizada, para atender a necessidade específica de cada tutor.
Se você está pensando em agregar o trabalho de pet sitter em seu estabelecimento ou deseja ajudar algum colega que está se especializando nesse ramo, vale a pena contar com os apps de tutoria e, também, com as redes sociais.
Divulgue a oferta e a disponibilidade em grupos e fóruns, indicando valores e quais as competências que poderão contribuir para a rotina dos tutores e dos pets.
Além disso, invista em um trabalho de marketing, com a criação de uma página, onde poderá mostrar suas atividades cotidianas com os peludos. Fotos e depoimentos são sempre uma boa maneira de fazer propaganda, pois têm um grande apelo emocional, além de servir como uma espécie de comprovação da credibilidade do trabalho.
Trabalhar com esses serviços agregados de cuidados cotidianos com os pets tem trazido muitos ganhos financeiros. Por isso, vale a pena pensar em oferecê-lo em seu negócio!
E se quiser conhecer outros modelos que também podem ajudar a dar um up nas finanças e conquistar ainda mais clientes, acompanhe as publicações do blog Tripet. Sempre damos ótimas dicas!