Pandemia x mercado pet: a crise não pode afetar nossos bichinhos

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O combate à pandemia do novo coronavírus se desdobrou em diversas medidas de prevenção, estabelecidas pelos órgãos de saúde. Tais medidas provocaram o fechamento de muitos estabelecimentos comerciais nos primeiros picos da doença, em razão da necessidade do distanciamento social, impactando também o mercado pet. 

Toda essa nova movimentação social afetou também a rotina de clínicas veterinárias e petshops, que mesmo sendo considerados serviços essenciais, passaram a ter seu funcionamento monitorado por restrições. A exemplo disso, serviços de banho e tosa em muitas localidades do país ficaram impedidos de serem prestados à população.

Há exatos dois anos, uma pesquisa do Sebrae identificou que o segmento de pet shops e serviços veterinários havia registrado queda de 51% em seu faturamento, mas para nossa felicidade o setor logo absorveu o impacto e conseguiu uma recuperação bastante sólida. A lógica por trás da recuperação é que do mesmo jeito que nós, humanos, nos movimentamos rapidamente para estocar alimentos e medicamentos, os donos dos pets também se preocuparam em garantir alimentação, saúde e bem-estar para os bichinhos de estimação.

Crescimento econômico inesperado

De acordo com o IBGE, existem cerca de 140 milhões de animais de estimação no Brasil. Por trás de cada animal, existem seus tutores que estão sempre buscando novidades para agradar seus pets. Isso resulta em um mercado aquecido que, antes da pandemia, projetava um faturamento de R$ 20 bilhões em 2020. Hoje, o Brasil é o segundo maior mercado pet do mundo, com 5% da fatia do faturamento global, de US$ 124,6 bilhões.

Outra surpresa que a quarentena trouxe foi o aumento no número de aplicativos de venda de produtos pet e sua forte e rápida adesão, pois se tornaram uma necessidade e solução objetiva para os donos de pets. As vendas online movimentaram demais os e-commerces das grandes redes de distribuição pet também. 

Entre as categorias mais consumidas, estão os produtos ligados à alimentação (pet food), a venda de animais diretamente dos criadores, produtos veterinários, serviços gerais, atendimento veterinário e itens de higiene e bem-estar animal, o pet care.

Adoção de pets

Com toda a política de isolamento social, as pessoas tiveram que adaptar sua nova rotina dentro de casa e passaram também a investir mais em seus animais. Isso também fez com que muita gente decidisse adotar seu primeiro pet, sobretudo, a população idosa que aumenta a cada dia no país, concentrando-se em cidades verticalizadas, onde ocorre a procura de animais para fazerem companhia aos seus tutores.

Inovações

Além dos pet shops em todo o país, outras atividades caíram nas graças do consumidor desse setor, como os serviços de pet care, pet walkers e hospedagem, e até os mais criativos, como padarias exclusivas para animais de estimação e negócios de lazer e turismo que aceitam a entrada deles, os estabelecimentos pet-friendly.
E para você, que também teve que se adaptar ao mundo junto com seu bichinho de estimação neste período extenso de pandemia, temos diversos produtos em promoção no nosso site. Acesse agora e faça seu pedido com a gente.

Tripet Distribuição
Tripet Distribuição
Distribuidora especializada em produtos no segmento pet com mais de 20 anos de mercado.

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