Como vender produtos pet pela internet é uma das principais dúvidas de quem está começando a empreender nesse segmento.
Primeiramente porque a maioria dos consumidores brasileiros buscam informações sobre um produto online antes de decidir uma compra. E depois por que a pandemia fez com que o comércio digital se firmasse de vez em todo o mundo.
De acordo com uma pesquisa da Mastercard SpendingPulse (indicador de vendas de varejo), o e-commerce brasileiro cresceu 75% em 2020 se comparado com 2019: por si só, esse já é um excelente argumento para investir nas vendas online.
Então, se você quer aproveitar o bom momento do comércio eletrônico e iniciar ou expandir os negócios, confira nossas dicas de como vender produtos pet na internet.
O primeiro passo para se dar bem vendendo produtos pet pela internet é ter um bom planejamento. Ou seja, definir seu ramo de atuação (rações, medicamentos, roupas), seu público em potencial, canais de venda e investimento.
Nessa fase, também é importante saber quem são seus concorrentes, bem como eles atuam em seus negócios. São grandes redes ou negócios locais em seu bairro? Fazer esse tipo de análise ajuda a ter boas ideias e até auxilia na criação de um diferencial competitivo, como trabalhar com delivery ou produtos personalizados.
Aproveite ainda para fazer um plano de negócios e listar tudo o que você precisa para começar um negócio digital, como:
Ter um site intuitivo e que seja fácil de usar é essencial para quem quer vender produtos pet pela internet. Afinal, esse será o principal canal de venda do seu negócio.
Portanto, escolha uma plataforma que seja configurável de acordo com suas necessidades. Ou seja, que você consiga inserir novos produtos com facilidade, mudar o layout ou gerar relatórios de venda. É importante também que o site do seu negócio ofereça integração com bancos e com os Correios.
Além do site, um bom lugar para vender produtos pets são os marketplaces. Eles funcionam como um shopping online onde várias empresas comercializam seus produtos. Entre os principais, estão:
Uma das grandes vantagens dessa estratégia é a visibilidade que essas lojas têm. Além disso, elas contam com boa estrutura de vendas, facilidade de pagamento e até mesmo de logística e entrega.
Rações, tigelas e brinquedos são apostas seguras na hora de montar um catálogo de produtos para lojas pet. No entanto, a partir da definição do seu público e ramo de atuação você poderá ainda oferecer outras mercadorias, como medicamentos, itens de higiene e até mesmo acessórios para diversos tipos de animais além de cães e gatos.
Na hora de vender produtos pet pela internet é fundamental ainda trabalhar com marcas conhecidas – elas agregam credibilidade e visibilidade para qualquer negócio.
Um nível de estoque errado coloca qualquer empreendimento em risco, e não só do ramo de pet. Produtos em excesso podem ficar encalhados e causar prejuízos financeiros. Por outro lado, a falta de mercadorias representa oportunidades de venda perdidas.
Dessa forma, nos primeiros pedidos, dê prioridade para itens que são mais populares, como coleiras, rações, tigelas etc. E evite comprar várias unidades daquele produto que você não sabe se terá uma boa saída.
No início é mais difícil encontrar um equilíbrio, mas depois das primeiras vendas, quando você estiver expert em como vender produtos pet pela internet, fica fácil identificar o que os clientes mais procuram.
O fornecedor tem grande influência no sucesso do seu negócio. Afinal, sem o produto dele você não terá estoque. Do mesmo modo, o preço, a qualidade do serviço e o tempo de entrega têm um impacto muito grande ao vender produtos pet pela internet.
Assim, na hora de escolher com quem trabalhar, análise principalmente:
Estar presente nas principais redes sociais e ter um contato mais próximo com o público é essencial para quem está começando a atuar online. É através desses canais que as pessoas irão chegar ao seu site.
Além disso, o marketing digital permite uma maior segmentação do público. Isto é, o empreendedor consegue falar com o cliente em potencial e não desperdiça tempo e dinheiro.
Por isso, entre as principais ações, vale a pena apostar em:
Sua loja oferece roupinhas e camas para pets? Invista nesses artigos no inverno, época em que o frio aumenta e as pessoas desejam proteger ainda mais seus animais. Por outro lado, esses produtos podem não ter tanta saída no verão.
Nesse sentido, fique de olho nas sazonalidades e se programe para não perder datas comemorativas importantes, como Dia do Amigo (20/07), Dia do Cachorro (26/08), Dia da Adoção Animal (04/10), entre outras.
Por fim, elabore uma ação para premiar aqueles clientes que sempre compram no seu site ou por meio das redes sociais.
Uma sugestão é oferecer frete grátis a partir de determinado valor, bem como cupons de desconto na próxima compra. Além de fidelizar o cliente, esse tipo de ação pode resultar em mais vendas.
Agora, se você quer comprar produtos para sua loja, acesse o site da TriPet ou baixe nosso aplicativo (estamos disponíveis na Google Play e na Apple Store). Somos uma distribuidora especializada nesse segmento com mais de 20 anos de atuação.