No último ano, o e-commerce no Brasil deu um grande salto e a tendência é que continue em expansão. Aproveitando essa onda, que tal expandir seu pet shop para o mundo virtual ou mesmo começar um novo negócio?
Para fazer isso sem grandes complicações, basta conferir as nossas dicas de como abrir um pet shop online. Continue a leitura e boas vendas!
Segundo levantamento da ONG Ampara Animal, a procura por adoção de pets cresceu 50% durante a pandemia do coronavírus. Isso aconteceu porque, com a necessidade de distanciamento social, muitas pessoas e famílias sentiram a necessidade de ter um bichinho em casa, seja para divertir ou fazer companhia.
Esse cenário aqueceu o mercado pet do país, já que ter um animal de estimação demanda cuidados que incluem alimentação, banhos, vacinas, brinquedos… E tudo isso tem um preço. Estima-se que o gasto mensal médio com pets é de R$177,46 e pode ser facilmente superado a partir das demandas específicas de cada bichinho.
Se para todo o mercado pet o momento é favorável, para o nicho de shops online, os números são ainda mais animadores: as lojas de produtos para animais na internet, segundo dados do Instituto Pet Brasil, movimentam cerca de R $2 bilhões por ano no país, com potencial para crescer ainda mais.
Assim, se você pretende ingressar no segmento web do mercado pet ou já opera uma loja física e pretende abrir uma virtual, a hora é agora.
Optar por ter um pet shop virtual é muito vantajoso e dentre os benefícios dessa escolha vale destacar:
Veja um passo a passo que ajuda você a abrir um pet shop na internet:
Analise seus principais concorrentes, liste seus pontos fortes e fracos e reúna o máximo de informações que puder sobre o mercado antes de iniciar sua operação online.
Para ter sucesso na internet é fundamental que você defina para quem você quer vender e, assim, direcione toda a comunicação da loja para esse perfil de cliente.
Muito do êxito com um pet shop online está relacionado aos produtos e serviços que você oferece. O ideal é apostar em produtos que sejam realmente do interesse do seu público-alvo e que sejam de alta qualidade.
Converse com um contador e registre seu negócio, só assim você poderá emitir notas fiscais, o que é importante, principalmente na relação com fornecedores e clientes.
É através da plataforma de e-commerce que suas vendas serão realizadas e o ideal é escolher uma que atenda às necessidades do seu negócio, tenha planos que acompanhem o crescimento da loja e integrações nativas com marketplaces.
Ter bons fornecedores, que ofereceçam uma diversificada gama de produtos e serviços, é fundamental para o sucesso da sua loja online. Um fornecedor que facilite sua rotina, garanta entrega rápida e qualidade nas mercadorias será uma parceria importantíssima para o seu negócio.
A identidade visual de uma empresa deve ser pensada com muito cuidado, já que ela serve para diferenciá-la da concorrência. E isso é ainda mais importante em um comércio online.
Além de uma bonita loja virtual, invista em um blog e posts nas redes sociais para divulgar seus produtos e serviços, afinal quem não é visto não é lembrado.
Mais do que a qualidade dos produtos e dos serviços e do preço justo, um atendimento gentil e ágil pode conquistar e fidelizar muitos clientes na loja virtual.
Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como abrir um pet shop online, acesse o site da TriPet e descubra como nossa distribuidora de produtos pet pode ajudar o seu negócio.