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Muitos médicos veterinários ainda acreditam que investir em marketing vai trazer problemas para sua profissão. Esses profissionais afirmam que a falta de conhecimento em marketing é um dos impeditivos, além de também temerem fazer alguma divulgação que possa estar infringindo as regras do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).
Já existem, no entanto, profissionais que buscam, aos poucos, se inserir no mundo do marketing através de mídias sociais, como facebook e instagram. Por outro lado, uma ferramenta que pouquíssimas clínicas utilizam é o Google Ads.
Ter um perfil no Instagram é muito importante, pois possibilita que você crie um relacionamento mais próximo com seu público e nutrir esse relacionamento te ajuda a aumentar o número de clientes a longo prazo. Mas, quando falamos de anúncios online, o google ads pode ajudar sua clínica veterinária ainda mais.
Os anúncios no google ads podem ser criados por meio da compra de ‘palavras chave’ e serão consumidos somente pelo público que já está buscando pelo seu serviço, o que ajuda a evitar ‘curiosos’ e qualificar os interessados pelo seu serviço.
Por exemplo, caso sua clínica trabalhe com exames de imagem, você pode pagar para o Google pela palavra chave ‘ultrassom veterinário’ e quando alguém pesquisar exatamente isso ou algo semelhante, o site da sua clínica irá aparecer nos primeiros resultados para essa pessoa.
Além de configurar as palavras chave que você quer que seu anúncio apareça, outra segmentação importante é a localização, porque seu anúncio só deverá aparecer para as pessoas que estão na cidade ou região que você atende! É importante pontuar que para anunciar no google ads, a plataforma exige um site próprio.
Seja no Instagram ou no Google, o marketing para médicos veterinários é muito importante para quem quer aumentar o número de atendimentos. No entanto, o Conselho Regional de Medicina Veterinária, dispõe de algumas regras e não permite as seguintes ações:
Já as seguinte ações são permitidas:
• Proximidade e autoridade: Estar presente nas redes sociais e publicar conteúdos relevantes te ajuda a se aproximar dos seus seguidores/clientes. Isso também faz com que eles te enxerguem como uma autoridade no assunto e busquem seus serviços quando precisarem.
• Segmentação de público: As ferramentas de anúncios online (google ads, facebook ads, etc.) permitem que você divulgue conteúdo para pessoas que correspondem ao perfil do seu público alvo e que estão em sua região de atendimento.
• Conhecimento dos seus clientes: Estar nas principais redes sociais permite uma interação com seus seguidores. Busque ouvir conselhos de clientes, conhecer suas dúvidas e necessidades, para que, assim, você possa ser mais assertivo em seus atendimentos.
Nossa última dica vem a partir de um dos erros mais comuns entre clínicas veterinárias, que é a divulgação de preços ou de facilidades de pagamento (ex.: parcelamos em 6x). Para não passar por isso, uma das formas de chamar atenção do seu cliente são os anúncios online.
Você pode usar uma chamada como ‘seu pet já fez uma limpeza bucal?’ e convidar seu potencial cliente para conhecer sua clínica ou colocar um link que o leve para uma página onde ele pode reservar uma primeira consulta preenchendo somente nome, telefone e e-mail.
Então, quando seu potencial cliente deixar os dados, você ou seu atendente terá acesso a ele para entrar em contato e fornecer dados sobre valores, formas de pagamento, etc.
Esperamos que tenha gostado das dicas. Fique ligado no blog Tripet, pois em breve abordaremos mais assuntos relacionados à marketing digital.
Até logo!