Conhecer diferentes tipos de tosas para cães é uma maneira eficaz de conquistar muitos clientes.
Esse serviço, além de deixar o cãozinho ainda mais fofo, também tem importância para a saúde do doguinho. Isso porque ajuda a reduzir o aparecimento de nós na pelagem e evita o surgimento de parasitas e machucados na pele do pet.
Para ajudar a oferecer o melhor serviço para os tutores e seus bichinhos de estimação, nós listamos os principais tipos de tosa para cachorros. Confira!
O serviço de tosa, juntamente com o de banho, é um dos que mais gera fluxo de clientela em um pet shop. Dessa forma, vale muito a pena oferecê-lo em seu estabelecimento. E, quanto mais tipos de tosa para cães você souber realizar, melhores serão as suas chances de conquistar novos clientes.
A tosa, basicamente, consiste em cortar o pelo do cãozinho e além de ser um cuidado estético, também é fundamental para garantir o bem-estar do pet, ajudando a, por exemplo, evitar que o animal sofra com calor nos períodos de altas temperaturas ou que fique mais exposto ao aparecimento de pulgas e carrapatos.
Existem diferentes tipos de tosa para cães e nós listamos aqui aquelas que são mais procuradas pelos tutores. Veja:
Para os tutores que prezam pela praticidade, sem dúvida essa é a melhor das tosas. A tosa bebê é uma técnica que consiste em aparar os pelos e deixá-los tão curtinhos quanto o dos filhotes.
É, também, a melhor opção para pets que sofrem com nós na pelagem ou vivem em regiões muito quentes, pois o excesso de pelos pode fazer mal ao cão.
A tosa higiênica é uma das mais buscadas, justamente por sua finalidade, que é reduzir o excesso de pelos no pet, principalmente em áreas onde pode haver acúmulo de sujeira, como genitais e barriga.
Além disso, essa tosa também faz o corte das unhas e apara a pelagem mais emaranhada, para evitar machucados e infecções.
A tosa na máquina serve para diminuir o comprimento dos pelos do cão. Logo, é como se ela “tirasse as pontinhas”, como nós falamos quando vamos ao cabeleireiro. Essa tosa deixa os pelos uniformes, em um comprimento a ser definido pelo tutor. Isso também varia de acordo com a raça do bichinho, que pode ter pelos mais longos ou curtos.
A tosa à tesoura é uma alternativa para aqueles cãezinhos que têm medo do barulho da máquina.
Nesse caso, a remoção dos pelos e a diminuição do comprimento é feita totalmente com a tesoura. É um processo mais demorado, mas que garante o bem-estar do pet.
A tosa verão, como o próprio nome diz, é a técnica aplicada para deixar o pet mais confortável em épocas ou regiões mais quentes. Ela consiste em aparar os pelos até que fiquem bem curtinhos. Mas, atenção: nem todo cão pode receber esse tipo de tosa, já que ela expõe demais a pele do pet. Animais mais sensíveis precisam da pelagem justamente para a proteção e cabe a você fazer essa orientação ao tutor.
Por fim, outro tipo de tosa para cães muito buscada nos pet shops é a tosa de raça. Algumas raças de cães podem receber uma tosa especial para elevar as suas características e deixá-los ainda mais fofos. Alguns exemplos são a tosa para poodle, com suas bolinhas de pelo na pontinha do rabo e nas patas. E a tosa para chow-chow, que os fazem parecer pequenos leõezinhos.
Conhecendo melhor os tipos de tosa para cães mais buscados, você notou como cada técnica tem uma finalidade específica. Por isso, é extremamente importante que você saiba executar cada uma delas com exatidão e isso pode ser alcançado com cursos e treinamentos.
Além disso, outro cuidado essencial que você deve ter é o de utilizar materiais próprios para tosa e ter sempre muita paciência com os animaizinhos assustados.
Esperamos que o nosso conteúdo sobre os tipos de tosa para cães seja bem útil para você. Para ver outras dicas de como aperfeiçoar a operação do seu pet shop, continue acompanhando as publicações aqui, no nosso blog: temos sempre novidades para vocês!