Conhecer as melhores práticas para a gestão de clínicas veterinárias é de extrema relevância para quem empreende ou quer empreender com sucesso nessa área. Por isso, neste texto, nós falamos sobre os erros mais comuns na administração de clínicas vet e damos dicas de como gerenciar seu negócio de forma bem sucedidas. Confira!
Muitas vezes gerenciadas por médicos veterinários, as clínicas e hospitais de atendimento para animais sofrem com a falta de conhecimento de seus administradores sobre gestão. O que é muito prejudicial e impede que muitos negócios do segmento tenham sucesso.
A gestão de clínicas veterinárias exige conhecimentos administrativos, de controle financeiro, marketing, vendas e atendimento ao cliente: só assim é possível sustentar um negócio no mercado.
A falta de conhecimento sobre gestão dos donos e administradores leva à ocorrência de diversos erros no gerenciamento das clínicas veterinárias. Abaixo nós listamos os mais comuns:
Um dos principais erros de gestão em todos os segmentos, a falta de planejamento financeiro na administração de clínicas veterinárias causa desequilíbrio nas contas da empresa, o que afeta a boa manutenção da estrutura do estabelecimento, pode levar ao endividamento e até ser motivo de falência do negócio.
A má gestão fiscal leva ao descumprimento das obrigações tributárias de uma empresa, o que, além de causar prejuízos financeiros pelo recebimento de multa, ainda pode deixar a clínica em situação irregular junto aos órgãos competentes.
Em um segmento tão competitivo quanto o pet, no qual a atenção e o cuidado com os bichinhos é tão essencial, não se importar com a qualidade da relação estabelecida com os donos dos animais é um grande erro, que pode levar à perda de clientes, impedir a fidelização de pacientes e eliminar as chances da sua clínica ser recomendada a outros tutores.
Se você quer atrair mais pacientes para sua clínica veterinária, precisa parar de negligenciar as áreas de marketing e vendas, pois são elas que atraem novos pacientes e ajudam a fidelizar tutores e pets.
Assim como um consultório médico ou qualquer outro negócio que lide com os dados dos clientes, uma clínica veterinária precisa prezar pela segurança e proteção das informações dos seus pacientes e garantir que eles não sejam vazados e utilizados de forma indevida.
Não dar a atenção devida a esse ponto pode gerar problemas como perda de credibilidade no mercado e multas por descumprir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
É importante que você identifique os erros mais comuns na gestão de clínicas veterinárias para ter melhor clareza sobre o que pode ser aperfeiçoado aí, no seu negócio. É fundamental, também, saber como fazer a gestão de forma mais eficiente, por isso, a seguir, listamos insights que ajudam sua empresa a ter sucesso:
Fazer um controle rígido de todo o valor que entra e sai da sua clínica veterinária fará toda a diferença na saúde financeira do seu negócio. Para tal, faça uma boa gestão do seu fluxo de caixa e, se necessário, consulte especialistas em finanças.
Já pensou descobrir na hora de uma consulta ou pouco antes de uma cirurgia que sua clínica está sem um remédio ou um material essencial para um atendimento? Isso pode trazer problemas que vão desde a insatisfação do cliente até colocar a vida de um bichinho em risco.
Por isso, é fundamental fazer uma gestão cuidadosa do estoque, evitando que, por erros de controle, falte algum medicamento, vacina e outros itens e produtos.
A parte estética de um estabelecimento que oferece serviços de saúde nunca deve ser negligenciada, afinal, apresentar um espaço bem cuidado e impecavelmente limpo ajuda a ganhar a confiança dos tutores e garante que sua clínica veterinária seja bem vista no mercado.
Se você quer ter uma clínica de sucesso, precisa estar atento ao que acontece no mercado pet e trazer inovações para os seus serviços, produtos e atendimento. E para isso é fundamental garantir que sua equipe de colaboradores seja constantemente capacitada para estar sempre atualizada sobre as melhores práticas e as tendências do segmento.
São os clientes — tanto tutores, quanto os próprios animais — que garantirão o sucesso da sua clínica, por isso é fundamental oferecer um atendimento dedicado e personalizado, para que eles se sintam satisfeitos, voltem e indiquem seu estabelecimento para outras pessoas.
As ações e estratégias de marketing são muito importantes no mercado pet, inclusive para as clínicas veterinárias que querem se destacar da concorrência. Por isso, é essencial que você tenha um bom plano de marketing, que ajude seu negócio a marcar presença em canais como Google e redes sociais e, assim, ser mais conhecido.
Recursos tecnológicos como um sistema de gestão, dentre outras ferramentas digitais, são fundamentais para automatizar tarefas da administração da sua clínica e assim eliminar erros e facilitar o controle e a organização do seu negócio, o que é essencial para sua empresa chegar ao sucesso.
Esperamos que os insights que compartilhamos sobre gestão de clínicas veterinárias neste conteúdo sejam bem úteis para você. E se você quiser descobrir como podemos auxiliar ainda mais no crescimento e no sucesso do seu negócio, visite o site da Tripet e conheça nossos serviços como distribuidoras de produtos pet, e também nossas ações para ajudar no marketing e nas venda da sua empresa.