8 curiosidades sobre Goldens Retrievers

DIA NACIONAL DOS ANIMAIS
14 de março de 2022
5 sintomas que indicam infecção urinária no seu cachorro
1 de abril de 2022
Exibir tudo

Quando o assunto é companhia, Golden Retriever se mostra uma das raças favoritas dos humanos. Isso se deve ao temperamento tranquilo e dócil desses cães, que possuem uma origem nada próxima do nosso país.

De acordo com registros históricos, porém não confirmados, o Golden Retriever surgiu na era vitoriana entre 1868 e 1871, quando burgueses da Escócia buscavam por cães de porte médio, que tivessem predisposição à caça e natação.

Resultado do cruzamento do retriever e o tweed walter spaniel, o Golden se popularizou entre os escoceses com rapidez por ser um exímio caçador e nadador, além de ágil “pescador”.

Agora, vamos às 8 curiosidades dessa raça que é tão querida entre todas as faixas etárias:

1 – Goldens não têm o costume de latir muito

Se você busca um perfil de cão mais silencioso, pode apostar no também conhecido como “yellow retriever”, pois tendem a somente latir quando há necessidade.

2 – São facilmente treináveis e inteligentes

Como energia de sobra e muita agitação, os Goldens acabam demandando muitos passeios e atividades físicas, essenciais para a saúde física e mental do animal. Eles adoram caminhada e quando não se exercitam ficam estressados e entediados, podendo desenvolver um comportamento agressivo.

Desde cedo, é necessário ensiná-los e adestrá-los, pois são animais desastrados e precisam ter noção do próprio tamanho. Esses animais estão sempre prontos para aprender novos comandos e treiná-los não é uma missão difícil, pois são muito inteligentes, ocupando o 4º lugar no ranking de inteligência canina.

3 – Golden Retriever é apaixonado por água

A maioria dos Golden sempre vai estar pronta para um frisbee ou qualquer brincadeira dentro da piscina e mergulhos no mar. Junte-se a isso uma paixão por tudo que envolve água, seja banhos realizados tanto em poças de lama como na hora da higiene.

4 – Detetive, “cãopanheiro” e auxiliar em terapias

Com a facilidade em aprender novas habilidades, Goldens Retrievers podem atuar como cães de busca e resgate em desastres, além de serem frequentemente utilizados por pessoas com deficiência visual. Desfrutando ainda de sua companhia amorosa e empática, natural da personalidade do cão desta raça, estão os pacientes de diversas terapias.

5 – Gulosos

São cães que amam comer, e isso vai desde a comida colocada na tigela, seu brinquedo preferido, ou qualquer objeto que eles consigam pegar. 

Em relação à alimentação, apresentam chances de desenvolver obesidade, sendo importante manter uma dieta bem equilibrada.

6 – “Grandes, grandes e bobos”

Apesar de crescerem assustadoramente rápido, os cães dessa raça demoram cerca de três a quatro anos para alcançarem a maturidade. 

7 – Sociáveis até demais

Os Goldens se dão muito bem com animais de outras espécies e com crianças pequenas. O único problema é que pelo porte e a falta de orientação espacial, muitas vezes pode ocorrer de derrubarem os menores.

8 – Falha no coração

Essa falha está entre os problemas genéticos de alguns cães da raça, não possui sinais claros, mas precisa ser tratada. Por isso é essencial levar o pet com frequência ao médico veterinário. 

Cuidados

Em geral, a pelagem do Golden Retriever deve ser escovada, pelo menos, 2x por semana. Seu tamanho pode chegar a 61 centímetros e o peso varia entre 25 e 32 kg, sendo considerada uma raça saudável, que pode viver até doze anos. Contudo, o dono deve estar atento a possíveis problemas como displasia no quadril e cotovelo, problemas no coração e olhos, pois esta ração pode ter certa tendência a desenvolver problemas na visão.

Para ficar por dentro de mais conteúdo sobre o mundo pet, acompanhe sempre nossas publicações aqui no blog.

Tripet Distribuição
Tripet Distribuição
Distribuidora especializada em produtos no segmento pet com mais de 20 anos de mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *