Com a queda na temperatura e a chegada do tempo seco, as doenças respiratórias aumentam não apenas entre os humanos, mas também entre os animais. Apesar de não ser uma doença grave, a gripe deixa os pets desconfortáveis e pode ser fatal para cães e gatos idosos ou com baixa imunidade.
A gripe canina é proveniente da Influenza A e é transmitida da mesma maneira que a gripe humana — através do ar. Mas, apesar da semelhança com a gripe dos humanos, esses agentes atacam somente os cachorros.
Já nos gatos, embora a gripe seja transmitida da mesma maneira que a dos cães, a doença é causada pelo herpesvírus. É importante pontuar que as gripes só podem ser transmitidas de gato para gato e de cachorro para cachorro.
Para um tratamento mais assertivo, é importante que o pet realize exames laboratoriais e/ou de imagem. Quanto antes o animal começar o tratamento, menores são as chances da doença evoluir para um quadro mais grave, como uma pneumonia.
Com o resultado dos exames prontos, o médico veterinário responsável poderá indicar o tratamento mais adequado, que pode envolver antibióticos e anti-inflamatórios específicos.
Por isso, se você tem um petshop ou clínica veterinária, fique atento para não ficar com pouco estoque desses medicamentos nessa época do ano.
É melhor prevenir do que remediar! Por isso, é importante que você, dono de petshop, deixe isso claro para os seus clientes!
A melhor forma de prevenção é manter a vacinação dos pets em dia, principalmente durante o outono e inverno, quando a incidência de doenças respiratórias é maior.
A primeira dose da vacina contra a gripe é administrada quando o animal é filhote e é necessário o reforço anual. Portanto, não deixe faltar em seus estoques as doses dessas vacinas nessa época do ano.
E aí, curtiu as dicas? Então, não se esqueça de abastecer o seu estoque com anti-inflamatórios, antibióticos e vacinas!